O Fiat Stilo foi lançado no Brasil ainda no ano de 2002 com design inspirado no modelo que já era vendido pela montadora na Europa, porém com algumas adaptações em sua carroceria para se tornar atraente para os consumidores brasileiros. O modelo é considerado um Hatch Premium, pois desde suas primeiras versões, contava com sistemas tecnológicos inovadores, além de um design que misturava esportividade e beleza. No ano de 2010, sua produção foi descontinuada pela montadora, logo após o lançamento da nova versão do Fiat Bravo, que se tornou seu sucessor.
No quesito motorização, o Fiat Stilo pode ser encontrado com três opções diferentes de motores, sendo um deles um 1.8L 8V de 112 cv, o segundo um 1.8L 16V de 122 cv e também uma terceira opção que estava disponível apenas para a versão conhecida como Abarth, que era um 2.4L 20V de 167 cv, o mesmo que era utilizado no modelo Marea. Em 2006, o Stilo saiu de fábrica pela primeira vez com um motor Flex 1.8 8V que gerava 114 cv quando abastecido com etanol.
Em relação ao design externo, o Stilo sempre impressionou com a sua elegância. Com linhas retas e agressivas, o modelo esbanjava esportividade em todos os seus traços. Além disso, o teto solar conhecido como Sky Window virou uma das marcas registradas do modelo. Em 2005 chegou ao mercado brasileiro a versão Schumacher do Stilo. Essa foi feita para homenagear um dos mais famosos corredores da Fórmula 1 quando ele se aposentou. Esse foi vendido nas cores vermelho ou amarelo e contavam com vários detalhes tanto no exterior, quanto no interior, que tornavam o modelo mais moderno e esportivo.
Em 2007 chegou ao Brasil a versão Sporting, que foi considerada uma das mais completas e já vinha equipado com ar condicionado, rádio com CD player e conectividade Bluetooth, airbags, freios ABS, rodas aro 17 e piloto automático. A última versão lançada foi a Black Motion, que é ainda mais completa e se tornou a versão top de linha, antes que o Stilo parasse de ser fabricado.