O Vectra é um veículo fabricado pela Chevrolet e foi considerado um marco na indústria brasileira devido a tecnologia empregada no seu lançamento: 1993. Em comparação ao antigo modelo, o Chevrolet Monza, ele era muito mais tecnológico e tinha toques de modernidade mais acentuados. O primeiro modelo que foi lançado no Brasil tinha como finalidade substituir o Chevrolet Monza, mas acabou sendo redirecionado para um segmento superior do mercado. No início, o modelo possuía os motores s 2.0L, de 8 e 16 válvulas, que eram exclusivos da versão GSI, enquanto outras versões ficavam com a motorização.
A segunda geração teve início de vendas no Brasil em em abril de 1996, com motores 2.0 8V (versão GL e GLS) e 16V (CD). Em 1998 chegaram ao mercado o 2.2 8V (GL e GLS) e o 2.2 16V (CD). Esse modelo chegou a ser o sedan mais vendido por dois anos seguidos, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado. Aproveitando o incentivos fiscais aos carros de até 2000 cilindradas, a versão 2.0 8V foi ressuscitada.
A terceira geração teve início em outubro de 2005, com um modelo totalmente reestilizado, manstendo as versões Elegance e Elite. O modelo apresentava que apresentava o motor 2.0 de 8 válvulas, com 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A), que se tornou padrão para a versão Elegance. O Vectra foi sem dúvida um dos automóveis mais desejados da industria nacional, sendo uma marca já fortalecida no mercado, e era sinônimo de luxo e tecnologia.