O Citroën Xsara é um automóvel no estilo hatch que chegou ao Brasil ainda no ano de 1998, importado da França, país de origem da montadora. Esse modelo foi disponibilizado em três versões. Entre elas, as versões GLX e Exclusive contavam com motor 1.8L 16V a gasolina, capaz de gerar 112 cavalos de potência. Na versão top de linha, conhecida como VTS, o Xsara contava com motor 2.0 16V com 167 cavalos de potência. As versões GLX e VTS contavam com câmbio manual de cinco velocidades, já a Exclusive contava com câmbio automático, além de vários outros acessórios que eram considerados novidade na época. Em 2003 a importação foi suspensa, porém seu algumas de suas versões já eram produzidas aqui mesmo no Brasil.
Conhecida como Citroën Xsara Picasso, a versão minivan do Xsara fez um enorme sucesso no Brasil, sendo produzida em duas versões: a Exclusive, com motor 2.0 16V e a GLX com motor 1.6 16V. Apesar de seu design não ter agradado inicialmente, já que por fora o automóvel parecia muito grande e arredondado, o amplo espaço interno e os componentes tecnológicos que equipavam o Xsara Picasso logo fizeram com que ele se tornasse muito popular. Entre os itens de série encontrados em algumas versões estavam a direção hidráulica, airbags, ar condicionado bi-zone, vidros elétricos nas quatro portas, alarme e sistema de som com comandos no volante.
O Citroën Xsara Picasso foi produzido até o ano de 2012, quando enfim sua fabricação foi finalizada para dar espaço a nova aposta da Citroën no Brasil, o C4 Picasso, que também possui um excelente espaço interno, mas conta com um visual muito mais moderno, conseguindo agradar a públicos diferentes.