Um grande sucesso do segmento de carros médios, o Ford Escort pode ser considerado um dos melhores lançamentos no Brasil em sua época. A Ford já vinha investindo no segmento a partir do Ford Corcel, porém o Ford Escort vinha para atender a necessidade de um médio pequeno. Surgiu a partir de projeto europeu, este carro urbano, gostoso de dirigir, confortável e prático. O desenho de linhas retas na primeira geração apresentava uma novidade na traseira: o meio volume. Havia as versões Ford Escort L e Ford Escort GL, tanto à álcool como gasolina, de 3 ou 5 portas. A grande sensação era a versão Ghia, com toques no acabamento do estúdio italiano, e aqui feito pela Karmann-Ghia, como vidros e travas elétricas, para-brisa com intervalo ajustável, entre outros. O teto solar era opcional. Mas o desejo de consumo era a sua versão esportiva: o Ford Escort XR3, especialmente o conversível, símbolo do jovem bem sucedido que teve Ayrton Senna como garoto propaganda. Os conversíveis também eram parceria com a Karmann-Ghia. Além do Ford Escort Hobby, o modelo de entrada. A segunda geração chega nos anos 1990, na ocasião da Autolatina - união entre Volkswagen e Ford para compartilhar tecnologias, cujo design era mais arredondado e foi acrescida a versão perua. Em 1996 há o lançamento do Ford Fiesta, quando algumas versões do Ford Escort passam a ser fabricados na Argentina. Ao longo de sua existência passou pelos motores CHT (origem Renault), AP (Volkswagem) e Zetec (Ford). Chegou ao final de produção de 2003, mas com a moda dos "revivals" há intenções de voltar a produção em 2015 na Argentina para competir com Renaul Logan, Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Volkswagen Santana.