Saiba mais sobre o Jeep. Em princípio, o Jeep foi concebido, única e exclusivamente, para ser utilizado em território hostil, ou seja, qualquer área que estivesse dentro do vasto perímetro do solo europeu correspondente à Segunda Guerra Mundial. A ideia de desenvolvimento de um automóvel com as características do Jeep foi apresentada pelo governo estadunidense depois de terem sido constatadas as dificuldades de deslocamento durante um conflito dessa magnitude. E então, após um processo obscuro que culminou na escolha da montadora Williys-Overland, deu-se início o processo de produção do veículo que seria responsável por auxiliar o exército estadunidense em suas incursões pela Europa.
O Jeep se destaca de um carro comum por ser veloz, muito leve – o primeiro protótipo pesava, aproximadamente, 1.090 quilos – e ainda assim deter resistência suficiente para, em certas circunstâncias, transportar um peso superior para o qual ele havia sido projetado. Juntamente com o Jeep terrestre, o governo dos Estados Unidos solicitou um modelo anfíbio, que dessa vez acabou sendo fabricado pela Ford. Seu design era como uma espécie de lancha sobre rodas. Entretanto, devido ao tempo reduzido para aplicação de testes, o Jeep Anfíbio não se saiu muito bem em ação e acabou não sendo muito utilizado.
No período pós-guerra, a montadora Willis-Overland notou que o Jeep poderia ser uma excelente alternativa para o mercado civil. Assim, em agosto de 1945 foi anunciado o primeiro Jeep com aspecto civil, o CJ2A. Essa edição possuía um visual menos agressivo que os anteriores destinados a outros fins. Além disso, continha alguns detalhes que não compunham o “Jeep de guerra”, tais como estepe na parte lateral e limpador de para-brisa automático.