O Renault Duster foi lançado no final de 2011 e oferece a típica carroceria de um SUV: muito espaço interno e características off-road. O utilitário conta com um porte avantajado e aparência robusta, além de uma boa relação custo-benefício.
Visual. O visual externo do Duster é robusto e seu para-lamas largo confere a impressão de força, feito para rodar na cidade ou em qualquer trilha. A grade cromada, na frente da carroceria, é exclusiva e os faróis de duas parábolas não se estendem até as laterais do veículo. O visual ressaltado da tampa traseira acompanha o design das lanternas e as laterais contém portas quase idênticas as do Sandero.
Motor, câmbio e tração. O Renault Duster é equipado com motor bicombustível, nas versões de 1,6 litro com 115/110 cv e 2,0 litros, de 142/138 cv. Os modelos com câmbio manual disponibilizam 5 velocidades, enquanto os automáticos, contam com 4 velocidades. O Duster pode ser encontrado nas versões tração 4 x 4 (porta-malas de 400 litros) ou 4 x 2 (com porta-malas de 475 litros). O design robusto do Duster e o porte superior permitem rodar por terrenos irregulares, mesmo com tração dianteira.
Diferenciais. O Duster é um dos melhores veículos do mercado no quesito conforto e posição para dirigir. Também ficou conhecido como o principal concorrente do Ford Ecoesporte e ainda reúne características diferenciadas perante outros modelos, pela robustez aliada ao porte avantajado e a um custo-benefício atraente. O Renault Duster custa menos do que seus principais concorrentes de mercado e oferece uma boa quantidade de equipamentos, incluindo freios ABS.