Esse modelo foi apresentado inicialmente em outubro de 2003, como carro conceito durante o lançamento do Fox com duas portas. O CrossFox estreou no mercado nacional dois anos depois: em 2005. Sua versão off-road do FOX foi totalmente desenvolvido no Brasil e é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
A suspensão do CrossFox é elevada em 31 mm, somada aos 22 mm conferidos pelos pneus, faz do modelo CrossFox ser 53 mm mais alto que o próprio Fox. Outros itens que o diferenciam do Foz é o estepe externo, que é oda de liga-leve, quebra-mato integrado ao pára-choque, rack de teto, estribos, molduras laterais e faróis de longo alcance. Além de tudo isso, a plataforma CrossFox foi calibrada de uma forma que suporte rodagem em pisos irregulares.
o Crossfox passou por uma reestilização no ano de 2009, trazendo o motor 1.6 VHT Total Flex. Ele vem com um propulsor que garante atingir 104 cv quando é abastecido com álcoo e 102 cv quando é abastecido com gasolina. O modelo conta com um câmbio manual com cinco marchas, e a partir da linha 2013.
Uma curiosidade, é que durante o lançamento do CrossFox no Brasil, a Wolkswagen fez uma série de estratégias de marketing diferenciadas e muito ousadas. Num desses comerciais publicitários, o veículo substituiu o bondinho que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Num outro vídeo, em Mairiporã (SP), o carro desceu de tirolesa uma pedreira com 100 metros de altura preso por cabo de aço ligado a dois guindastes.