O Volkswagen New Beetle teve seu nascimento como um estudo de design da fabricante Volkswagen, sob as formas do antigo e querido fusca, que objetivou ser uma re-edição do tão consagrado Fusca. Isso se deu devido a imagem a fábrica ainda está muito ligada a imagem do antigo fusca. O projeto do novo carro foi dever dos estúdio da Califórnia da Volkswagen. Em 1998, após uma reformulação do Golf europeu, a Volkswagen utilizou a mesma plataforma e mecânica dele para dar origem ao Fusca Beetle.
Em 1998, o mundo conheceu o modelo do carro, que tinha a mecânica, suspensão e plataforma do Volkswagen Golf. Assim, foi deixado de lado o motor traseiro refrigerado a ar, de posição longitudinal, para dar lugar a um propulsor dianteiro refrigerado à água, que agora ficava na posição transversal.
O carro manteve o carisma, ms veio com o preço muito acima do seu antecessor, o que fez com que o número de vendas não fosse tão avassalador como se pensava que seria. Isso pode ser explicado porque o New Beetle não é um carro popular, pois conta com bancos de couro, direção hidráulica, ar-condicionado, air-bags e câmbio automático. Além disso, ainda conta com reforços na estrutura que absorvem e distribuem a energia provocada por impactos de possíveis acidentes, por exemplo. // O modelo é fabricado na Volkswagen de Puebla, no México, e conviveu por metade de uma década com o modelo tradicional, que era montado perto da linha robotizada, sendo que ele estava na linha artesanal.