O Passat é um automóvel de grande porte produzido pela Volkswagen. Desde 1973, é produzido em várias gerações, situando-se entre o Volkswagen Golf e o Phaeton. Hoje e dia, é produzido em Emden, Alemanha, sendo chamado normalmente de Passat na Europa, e também de Santana, Quantum e Dasher nos mercados da América.
Na Volkswagen, o Passat sempre teve seu espaço, sendo considerado um dos modelos mais importantes da montadora. Ele está classificado com sedan médio, e sua produção foi decisiva para a Volkswagen, porque as vendas do Volkswagen Fusca estavam em declínio, assim como outros modelos com maiores trações traseiras, que também não atingiram os objetivos no mercado. Em 1964, a montadora passou a desenvolver uma carro mias moderno com tração dianteira, como motor com refrigeração à água. Dessa forma, tanto a Passat com o Golf foram os primeiros automóveis da nova geração de Volkswagen. Até 2007, o Passat conseguiu ser um dos carros mais vendidos e mais lucrativos para a Volkswagen na maioria dos mercados. Inclusive, o modelo foi eleito o Carro do Ano de 1975 e de 1980 pela Revista Autoesporte.
O Passat mais recente foi mostrado no salão de Genebra, sendo lançado na Europa em 2005. Voltaou a usar o motor transversal, de vido a utilização da plataforma modificada do Golf Mk5 (PQ46). Assim, a suspensão four link na dianteira também foi abandonado, voltando a utilizar o sistema McPherson. Uma das novidades nessa plataforma nova foi a substituição das denominações, que passaram a ser mais simplistas ao classificar os motores.