O sedan Cobalt,que foi lançado no Brasil em 2011, foi introduzido no país com objetivo de substituir o modelo antecessor. O Chevrolet Cobalt é um sedan compacto lançado no Brasil em 2011 pela Chevrolet, com o objetivo de substituir o modelo Corsa sedan. Nos Estados Unidos,ele foi disponibilizado em duas formas: como um cupê e como um sedan, baseados nas plataformas Delta da GM, que também foi partilhado com o Chevrolet HHR, Pontiac G5, Astra. Os modelos, que foram projetados para atingirem alto desempenho, foram produzidos nas fábricas de Lordstown, em Ohio. O United States Environmental Protection Agency fez uma classificação do modelo, e classificando-o como carros subcompacto.
A Chevrolet produziu o automóvel com suspensão traseira independente, do tipo McPherson, sendo que a na parte traseira uma barra de torção semi-independente. A distancia deixada entre os eixos chega a quase 3 m, a largura é de 1,73m. Os pesos são o seguinte: o sedan pesa 1.246 kg, e o cupê 1.216 kg.
O Cobalt recebeu algumas pontuações globais superiores com relação a colisões frontais, porém, ele recebeu nota baixa para colisões laterais., com a ausência de airbags de cortinas laterais e recebeu uma pontuação mediana com relação as cortinas laterais.
No início de 2007, milhares de cupês foram retirados depois da descoberta da vulnerabilidade devido à falta de proteção adequada.
Em 2008 tornou-se padrão a utilização de airbags laterais, porém, mantendo a mesma estrutura, e devido a isso, recebeu novamente a pontuação ruim com relação a airbags laterais.