A Volkswagen marcou presença de forma significativa no segmento de automóveis utilitários esportivos. O lançamento do Tiguan ocorreu no Brasil no começo de do ano de 2009. O nome do modelo advém de uma mistura de dois nomes: Tigre e Iguana, e está disponível em apenas uma única versão. O automóvel atinge 200cv de potência a 5.100 rpm com o propulsor 2.0 TSi. O torque do utilitário é de 28,5 kgfm a 1.800 rpm.
O carro é equipado com câmbio automático de seis velocidades, que atinge uma aceleração de 100Km em menos de 9 segundos, chegando a 207 km/h de velocidade máxima.
Uma das novidades trazidas pelo Tiguan 2012 é o Park Assist II, um sistema que auxilia o motorista a estacionar em vagas, facilitado assim uma acomodação do veículo em estacionamentos que apresentam dificuldades. Quando o motorista vai estacionar próximo a uma calçada, por exemplo, ele precisa apenas acionar um botão de comando do sistema antes de passar pela vaga. Esse botão fica no console central do carro, e tem acesso rápido. Dessa forma, um sensor que fica posicionado na lateral do pára-choques da frente identifica o espaço, e faz um cálculo objetivando prever se o espaço é suficiente para o tamanho do veículo, enquanto o condutor posiciona o carro à frente, inciando a manobra. Tudo isso é mostrado em tempo real no display que fica posicionado no quadro de instrumentos. Caso o carro possua o tamanho adequado, é preciso somente acionar a marcha ré e tirar as mãos do volante. A partir desse momento, a única preocupação do motorista deve ser controlar a velocidade através do freio, pois o próprio sistema vira o volante nas medidas exatas.