Em 2010 foi lançado o modelo Amarok, que pertencia ao segmento das picapes média da Volkswagen. O automóvel foi produzido mundialmente na versão cabine dupla, possuindo quatro portas, e era produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina. O chassi era o do tipo escada, contando com mais de uma opção de motor, mas ambos sçao movidos apenas a diesel. Esses motores eram de de 140 cv e 180 cv de potência.
O primeiro motor tem a seguinte funcionalidade: servir as versões com cabine simples e a também as versões de entrada com cabine dupla. Entretanto, a configuração cabine dupla são equipadas com o bloco mais potente, garantindo mais agilidade e precisão. A transmissão manual que tem seis velocidades já está disponível na maioria das versões, enquanto a transmissão automática de oito velocidades está servindo apenas paras as configurações Trendline e Highline.
A Amarok é oferecida no Brasil com dois tipos de tração: a tração traseira, e a integral 4 Motion. Quando a situação é mais difícil, a picape conta com o apoio da tração reduzida, permitindo que o automóvel transponha caminhos que possuam mais dificuldades no percusso. A fabricante do carro garante que o recurso possibilita que o carro enfrente subidas com até 100% de inclinação com carga máxima, que por sinal, chega a 1,15 tonelada.
Esse modelo foi apresentado ao mundo em 2009, e começou a ser vendida o Brasil em abril de 2010, onde veio mais da metade de todas as Amarok fabricadas. A outra parte fica dividido em países como Aregentina, que é seu pais de origem e outros países do mundo.