A Volkswagen produziu um automóvel utilitário chamado Kombi, e que foi considerado a precursora das vans de cargas e de passageiros. O automóvel possui uma construção grandiosa e robusta, com uma suspensão com barras de torça independente. A posição do motorista nesse carro é excêntrica: ele fica sentado sobre o eixo dianteiro, com a verticalização da coluna de direção. Embora alguns dos modelos mais recentes possuam motores mais atuais e modernos, o moto que figura há mais de 50 anos na Kombi é o tradicional boxer refrigerado a ar, que por sinal é muito resistente, apesar da simplicidade.
Um dos destaques que podemos reforçar sobre esse modelo, é que se bem conservado, e usado dentro das especificações padrão, pode ter uma vida útil bastante longa.
O modelo foi montado no Brasil manualmente, da mesma maneira que há cinquenta anos. Isso representa que o projeto inicial realmente era viável. mas isso reflete um pouco a peculiaridade da economia brasileira, no qual um modelo antigo ainda percorre os mesmo espaços que modelos muito mais modernos.
Essa prática “em time que está ganhando não se mexe” da Volkswagen evitou adotar qualquer tipo de mudança relacionada a conforto e segurança do automóvel. Embora essa política persistisse, alguns elementos como freios de duplo circuito, e extintor de incêndio tiverem que ser implantados, por ordens de órgãos superiores.
No ano de 2013, a Kombi deixou de ser fabricada pela Volkwagen, e provavelmente será substituída pela Transporter T5, mas que já está sendo popularizada como “Nova Kombi”