O Ômega é um modelo de luxo que foi produzido pela General Motors no Brasil. Foi apresentado ao mercado brasileiro pela Chevrolet em 1992, sendo produzido pela montadora na cidade de São Caetano do Sul, estado de São Paulo. O lançamento foi repleto de tecnologias que eram inexistentes até então, como por exemplo, a excelente aerodinâmica, conforto e a ótima qualidade dos itens de acabamento, performance e segurança. Essas qualidades, sem dúvidas. conquistaram inúmeros elogios, inclusive conquistou o prêmio Carro do Ano pela Revista Autoesporte em 1993. Inicialmente o Ômega foi fabricado em 1986 pela Opel, na Alemanha, e foi produzido na fábrica de Rüsselsheim até o ano de 2003 , e foi inclusive exportado para inúmeros países do mundo todo, conquistando ainda mais prêmios, como O Eleito do Ano, Revista Quatro Rodas de 1993, Car of the Year em 1987, pela revista australiana Wheels Magazine em 1997 e 2007, Good Design Award no Japão, nos anos de 1986, 1987, 1988 e 1989.
O objetivo da coleção era se manter no mercado do Chevrolet Opala, que era até então, o carro mais desenvolvido e ainda encontrava-se em produção na época, após ter sofrido inúmeras adaptações.
A primeira geração foi produzida na Alemanha até 1994, e até 1998 no Brasil. O modelo que chegava ao Brasil era justamente a versão que estava se aposentando na Alemanha. Hoje em dia, esta tática de introduzir modelos antigos em países emergentes continua até hoje sendo utilizada por montadoras de grande porte. Houve uma reestilização do modelo em 2007, que trazia um chassi moderno, e que foi produzido na Austrália